Aqui você encontra as fotos e informações de todas as edificações antigas de interesse histórico e patrimonial do centro da cidade de Caicó. Fique a vontade para conhecer o patrimônio caicoense mais a fundo. Procure a sua casa, a casa da sua família, ou aquele lugar especial na sua memória.

 

É só clicar em uma das ruas nomeadas do mapa

para abrir a galeria com fotos e dados.

 

As informações são baseadas em um levantamento feito na década de 1990 por Trigueiro e atualizado pela autora deste projeto entre 2014 e 2015.

O que é isso?

Conheça os Estilos

COLONIAL
COLONIAL

Casas sem recuo, coladas umas nas outras com telhados caindo para frente e para trás. Visualmente mais pesadas (poucas aberturas). Janelas e portas quadradas ou com verga em arco abatido (a parte de cima um pouco curvada). Molduras ao redor das aberturas e paredes sem enfeites.

press to zoom
ECLÉTICO
ECLÉTICO

Casas geralmente com recuos frontal e/ou lateral. Muitos elementos decorativos nas paredes. Platibandas (parede na parte de cima da casa que serve para tapar o telhado) recortadas e enfeitadas. Possibilidade de diferentes formatos de janelas. Molduras imitando colunas.

press to zoom
MODERNISTA
MODERNISTA

Casas com recuos e geralmente sem (ou quase sem) elementos que tapem a visão da sua fachada a partir da rua. Compostas frequentemente por mais de um volume com formas horizontais ou diagonais. Platibandas (parede na parte de cima da casa que serve para tapar o telhado) retas ou invertidas (em formato de "v"). Grandes e largas aberturas. As paredes podem ser revestidas com pedras, azulejos ou cerâmica. Existência de varandas.

press to zoom
 

Entenda as Classificações

Estado de Preservação

Refere-se à forma do edifício. Ou seja, as características da fachada da construção original.

Apresentam-se em três nívels:

 

Características preservadas: Nas fachadas predominam características originais.

 

Características modificadas: A fachada conservam algumas  características originais e apresentam modificações que podem ser identificadas.

 

Totalmente descaracterizada: A fachada passou por tantas mudanças que não tem mais nada ou quase nada a ver com a original. As alter

 

Demolida ou substituida: A casa original não existe mais.

Estado de Conservação

Refere-se ao quão bem conservada a edificação está. Ou seja, se ela está bem pintada, bem cuidada ou caindo aos pedaços. O estado de conservação independe do estado de preservação e vice-versa.

Apresentam em três níveis.

 

Edificação bem conservada: Está bem cuidada sem sinais de descuido ou abandono.

 

Edificação pouco conservada: Não está muito bem cuidada e apresenta sinais de deterioração. 

 

Edificação mal conservada: Está muito pouco cuidada, deteriorada e com sinais de abandono.

Quer mais informações? Faça o dowload das Fichas do Inventário